Acessibilidade para todos

Logi Arquitetura defende soluções arquitetônicas para promover acesso universal

 A preocupação com a acessibilidade vem crescendo nos últimos anos, em parte graças ao aumento de normas e legislações específicas. Apesar de refletir em várias áreas, esta questão depende diretamente de soluções nos projetos arquitetônicos. A Logi Arquitetura é uma das empresas curitibanas que preocupa-se em difundir e apresentar soluções de acessibilidade em seus projetos, pois acredita que a inclusão deve ser prioridade para quaisquer empreendimentos e edificações.

Segundo o arquiteto e sócio da Logi Arquitetura, Adriano Dorigo, as decisões arquitetônicas que busquem potencializar a acessibilidade devem ser pensadas já na concepção inicial do projeto. “Estas ações vão interferir, por exemplo, em dimensionamentos de espaços e corredores, circulações verticais, tipos de piso, entre outros detalhes fundamentais em qualquer projeto”, explica.

Existem várias adequações que podem ser feitas para potencializar a acessibilidade, dentre elas: dimensões adequadas de móveis, espaços e circulações, rampas e escadas corretamente dimensionadas, elevadores ou plataformas, marcos visuais, banheiros acessíveis, pisos antiderrapantes, pisos táteis, vagas de veículos preferenciais, etc.

Para a arquiteta Clarisse Pestroski, sócia proprietária da Logi, a questão da acessibilidade nas edificações é relativamente fácil de resolver e só depende da boa vontade e preocupação dos empreendedores. “Todos têm o direito de poder fazer as mesmas coisas e acessar os mesmos lugares. Toda e qualquer construção, em especial as que recebem uma grande diversidade de pessoas, deve possibilitar o acesso, a locomoção e a utilização de seus espaços por qualquer pessoa. Daí a importância de itens de acessibilidade serem incorporados em projetos de arquitetura”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *