Arquitetura da identidade

Em projetos arquitetônicos para o comércio, a busca pela identidade visual é a principal premissa

Atuar no segmento de varejo exige da empresa, por menor que seja, alguns cuidados essenciais, como treinamento e qualificação dos vendedores, qualidade do produto ou serviço e claro: uma identidade visual. Mas não basta a construção de uma logomarca, esta identidade deve refletir-se em cada detalhe da empresa e, principalmente, no seu ambiente físico.

Segundo Clarisse Petroski, engenheira e arquiteta da Logi Arquitetura, empresa especializada em projetos arquitetônicos para o varejo, “manter a identidade visual é a principal premissa para este segmento. Em particular, quando se tratam de redes, com vários pontos de venda (PDV´s), ela é a responsável por fazer com que o consumidor reconheça a marca e identifique a empresa, influenciando sua experiência de consumo” explica.

Existem projetos cuja demanda se restringe à manutenção da identidade visual, como quando há uma empresa que está aumentando sua rede; porém, muitos outros projetos resultam na construção de uma marca. “Nestes casos, é necessário ter em mente que não estamos falando apenas da composição do espaço arquitetônico, mas de toda a experiência de consumo que se espera alcançar”, salienta Adriano Dorigo, arquiteto e sócio da Logi Arquitetura. Neste sentido, vários pontos merecem atenção, dos quais é possível destacar: qual a finalidade do ponto de venda? Qual o tipo de produto ou serviço a ser comercializado? Qual o perfil do consumidor final?  Qual a imagem que a empresa quer passar ao consumidor?

Dentre os diversos trabalhos realizados nesta área pela Logi Arquitetura, Adriano e Clarisse destacam o case da rede Nextel de telefonia. Abrangendo diversas cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com um total de 70 PDVs, os projetos foram realizados sempre respeitando o novo conceito da marca, envolvendo tanto a arquitetura quanto as diversas disciplinas de projetos complementares.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *