A importância de projetos para o varejo

Captura de Tela 2014-10-08 às 16.43.32

Um bom projeto tem papel determinante para o sucesso de estabelecimentos comerciais

Dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF demonstram que, mesmo com a atual crise econômica vivida pelo Brasil, o setor de franquias teve um aumento de 9,4% no faturamento do 1º trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo período, em 2016, acumulando um crescimento de 8,8% nos últimos 12 meses.

Mesmo com os números positivos, muitas lojas acabam fechando as portas, o que acontece também em períodos bons para a economia. Surgem então as perguntas: o que faz alguns estabelecimentos comerciais terem sucesso e outros não? Por que algumas lojas conseguem atrair mais clientes e gerar maior volume de vendas que outras?

Muito fatores podem contribuir para um desempenho favorável, como a capacitação dos colaboradores e a forma de atendimento dispensada aos clientes, entre outros. Entretanto, há um fator que muitos proprietários de lojas não valorizam e que pode significar o êxito ou o fracasso de um negócio: um projeto de qualidade.

Um bom projeto de arquitetura para lojas leva em conta muitas questões que podem passar despercebidas aos olhos comuns, mas que em estabelecimentos comerciais, especialmente nos voltados ao varejo, fazem toda a diferença. Conhecer o perfil do cliente, a imagem da empresa, o produto ou serviço a ser ofertado, os objetivos do ponto de venda, etc., nortearão toda a concepção do espaço físico. Como serão os fluxos de pessoas, produtos e serviços? Como o cliente deve se sentir? Qual é o layout mais eficiente para ocupação dos espaços? Como será o mobiliário? Quais os pontos estratégicos dentro da loja? Como serão aplicados cores e materiais? Como serão trabalhados o forro e a iluminação? Qual é a lâmpada mais adequada ao perfil do estabelecimento? E a qual a melhor luminária? Qual a experiência sensorial que o cliente terá (cheiros, sons e sensações)? Como serão trabalhados os espaços externos e fachadas, em caso de lojas de rua?

O somatório de respostas dadas pelo projeto a essas questões tem papel fundamental na construção da chamada “experiência de consumo”. Se a experiência de consumo for boa, provavelmente o cliente retornará e consumirá mais produtos ou serviços. Se não for boa, ele irá em outro estabelecimento na próxima vez. Daí a importância em se escolher uma empresa que entenda do assunto, capacitada a desenvolver e gerenciar os projetos e a obra com assertividade, agilidade e eficiência.

Um bom projeto deve ser visto como um investimento que trará benefícios. Se o proprietário do negócio encarar como um custo dispensável, certamente esta “economia” se reverterá em prejuízos no futuro.

A Logi Arquitetura tem grande experiência em arquitetura comercial e projetos para o varejo, tendo em seu portfólio redes e lojas dos mais diferentes portes e áreas de atuação (telefonia, vestuário, alimentação, farmácias, laboratórios, bancos, postos de combustíveis, etc.).

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *